Por que cuidar da voz?

SUA VOZ DIZ MUITO SOBRE VOCÊ, POR ISSO CUIDE DELA

Você já parou para pensar como a voz é importante no nosso dia a dia? É por meio dela que conseguimos nos comunicar. A voz por ser um valioso instrumento de trabalho, além de reflexo de nossa saúde física e mental, merece atenção e cuidados especiais.

COMO SABER SE EU TENHO UM PROBLEMA DE VOZ?

  • Cansaço ao falar
  • Dor ou ardência na garganta
  • Mudança de tom vocal
  • Rouquidão

Esse são alguns dos sintomas podem comprometer a sua comunicação e a qualidade de vida. Entre os problemas mais recorrentes estão nódulos, cistos, hemorragias e laringite.

AÇÕES QUE PREJUDICAM A VOZ

  • Excessos de bebidas alcoólicas
  • Gritar, pigarrear em excesso
  • Cigarro em excesso
  • Cantar sem experiência e sem aquecimento vocal

PRINCIPAIS DOENÇAS DA VOZ

NÓDULOS NAS PREGAS VOCAIS

Os nódulos são lesões benignas, resultados de irritações frequentes no local e do uso incorreto da voz. Os sintomas incluem: rouquidão, pigarros constantes e alteração no timbre da voz, dificuldades para cantar e para respirar enquanto fala e perda de fôlego

LARINGITE

A Laringite é a inflamação da laringe, que fica entre a faringe e a traqueia. Como ali ficam as cordas vocais, o sintoma mais comum é falha na voz, rouquidão, e perda da voz.

DISFONIA

A Disfonia, ocorre quando há um impedimento na emissão natural da voz. Geralmente, nesses casos, a voz sai rouca ou muito “baixa”. Seu surgimento está relacionado a uma alteração funcional ou orgânica das pregas vocais.

CÂNCER DE LARINGE

A associação entre tabagismo e uso habitual de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente o risco de desenvolver a doença. Rouquidão costuma ser o sintoma inicial do câncer de laringe e, geralmente, está associada a um tumor na glote ou na subglote.

CUIDADOS GERAIS PARA A SUA VOZ

Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como, dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão.

Beba goles de água (sem gás) em situações de usa da voz. Pregas vocais hidratadas são menos suscetíveis a lesões.

Mantenha uma alimentação saudável e, antes de utilizar a voz continuamente, evite alimentos pesados como: cafeína, leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate. Cigarro e álcool fazem mal a voz e aumentam o risco de câncer e laringe.

Evitar ambientes com poeira, mofo ou cheiros fortes

Manter o volume normal da voz e articular bem as palavras

DICAS E ESTRATÉGIAS PARA PROFISSIONAIS DA VOZ

Comida: evite alimentos pesados e gordurosos. Beba água beber água não apenas serve para hidratar o corpo, mas também serve para lubrificar a garganta e as cordas vocais.

Sono: as pregas vocais, como outros músculos, necessitam de uma boa noite de descanso. Acredite: sua voz vai denunciar se você dormiu bem ou não.

Estresse: Você sabia que tensão trava a musculatura da laringe? Então tente relaxar!

Bebidas: café e álcool ressecam a mucosa que recobre as cordas vocais, dificultando a fala. Para se hidratar durante um discurso ou uma cantoria, prefira água.

QUANDO PROCURAR UM PROFISSIONAL DA VOZ?

Manifestações e alterações como: rouquidão constante, dor ou

ardência na garganta, falta de ar ou cansaço ao falar, dificuldade para

ser entendido, entre outras alterações, o sujeito deve buscar

um médico otorrinolaringologista, para realizar uma avaliação da

laringe, e um fonoaudiólogo.

NÚCLEO ESPECIALIZADO DA VOZ

Nossa clínica possui um núcleo especializado em saúde da voz composto por profissionais otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e fisiterapeutas para cuidar e tratar corretamente da saúde da sua voz.

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

WhatsApp