Conheça os alimentos vilões e aliados da voz

ALIMENTAÇÃO X SAÚDE VOCAL

Você sabia que os cuidados da voz vão muito além do que imaginamos? Nossa alimentação tem efeito direto na saúde da voz e pode apresentar efeitos positivos e negativos na qualidade vocal. Conhecer os alimentos que ingerimos torna-se importante para todos que desejam ter uma boa comunicação e uma voz saudável.

Existem alimentos, que podem melhorar a vibração das pregas vocais e diminuir a secreção, e assim, auxiliam a fonação e na qualidade da voz. Porém, existem alimentos que devem ser evitados, pois alteram o movimento muco-ondulatório das pregas vocais podendo ocasionar efeitos negativos como: rouquidão, cansaço ao falar, dor ou ardência na garganta e mudança de tom vocal.

CONHEÇA OS ALIMENTOS VILÕES E OS ALIADOS DA VOZ:

VILÕES

Derivados do leite: causam maior produção de muco e pigarro que, além de ser desconfortável, pode trazer prejuízos por atrito.

Bebidas alcoólicas: o efeito anestésico causa maior abuso vocal e prejuízos posteriores à pregas vocais.

Cafeína em excesso: pode levar à desidratação corporal e das pregas vocais.

Condimentos: podem aumentar a acidez estomacal, provocar refluxo, que agride muito a mucosa.

ALIADOS

Água: a água é o componente principal das nossas células. E não para por aí, beber água hidrata a laringe, protege a voz e evita a rouquidão, diminuindo assim, os riscos de lesão nas cordas vocais.

Maçã: a maçã é vista como uma grande aliada da voz, uma vez que a fruta tem ação adstringente, ou seja, “limpa” a garganta, trazendo alívio e bem-estar.

Frutas, verduras e alimentos “leves” bem mastigados, além dos nutrientes adequados, também relaxam a musculatura da língua, da mandíbula e da faringe, favorecendo a dicção e “transmitindo” leveza ao corpo.

Além de evitar esses inimigos, é importante tomar cuidados diários, como manter a hidratação, não fazer esforço ao falar e procurar um acompanhamento profissional.

Comentário

Nenhum comentário neste post. Faça o primeiro.

Deixe um comentário

WhatsApp