SAÚDE EM FOCO

COMO SABER SE TENHO DEPRESSÃO?

Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. A depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Tristeza ou depressão?

A tristeza é um sentimento momentâneo, considerado saudável e até importante pelos médicos. Ajuda na elaboração das perdas, ou sofrimentos. Agora, se a tristeza não passa, e começam a surgir sentimentos de falta de perspectivas ou prazer pela vida, esse é um sintoma de depressão.

Como identificar o início de uma depressão?

O diagnóstico de depressão é feito pela presença de pelo menos cinco dos seguintes sintomas:

– Desânimo ou irritabilidade na maior parte do dia, falta de prazer nas atividades diárias;

– Perda de apetite com diminuição do peso

– Insônia ou sono excessivo

– Fadiga constante

– Sentimento constante de culpa

– Dificuldade de concentração e ideias frequentes de suicídio. Nesse caso, pode ser necessário um tratamento psicoterápico e/ou medicamentoso.

O diagnóstico exato realizado por um médico psiquiatra que defina a conduta terapêutica identificando o medicamento adequado bem como a associação de uma psicoterapia realizada por um psiquiatra ou por um psicólogo.

Acompanhamento médico é essencial

A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos comportamentais. Por isso, a depressão precisa de um acompanhamento médico, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

Fale conosco!